Cervejas


Cerveja Artesanal, um novo negócio e uma paixão brasileira

23 de novembro de 2018 por Boteco Posto 15

Que somos apaixonados em cervejas já sabemos. É só observar a quantidade que consumimos dentro do Brasil, seja nacional ou internacional. Mas o que vem na sua mente quando falamos em cerveja artesanal?

O Barth-Haas Group, divulgou em 2016 uma pesquisa com os quarenta países que mais produzem cerveja no mundo. O grupo identificou que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja.

Segundo o Ministério da Agricultura, no fim de 2017, havia 679 cervejarias registradas. Devido ao crescimento continuo do setor cervejeiro nacional, em nove meses esse número aumentou para 835 unidades produtoras. Ainda conforme os dados levantados pelo Ministério, a região sul contém o maior número de cervejarias, seguido da sudeste, nordeste, centro-oeste e por fim região norte.

cerveja artesanal - tabela com números de cervejarias por estado do Brasil

Cerveja Artesanal x Cerveja Industrial

Visto que as cervejas industrializadas são produzidas em grande escala e por grandes maquinários, as cervejas artesanais são focadas em qualidade. Isso requer mais cuidado na produção, por isso são feitas em menor escala, de maneira minuciosa, acompanhada e controlada pelos produtores.

Os produtores respeitam todo o período de fermentação, isso faz com que a cerveja artesanal não tenha produtos químicos.

Cerveja Industrial

São cervejas que buscam quantidade. Por isso o tempo de maturação é mais curto e rápido. São utilizados 60% de malte e os outros 40% corresponde à outros cereais assim o custo é reduzido.

Cerveja Artesanal

São cervejas que priorizam qualidade. Com maior quantidade de malte, outra prioridade dessa cerveja é o sabor e aroma, outro porquê de períodos maiores na produção.

 

Que tal experimentar uma das muitas cervejas artesanais que o Posto 15 oferece? Convide os amigos e apreciem esse momento com um de nossos pratos servidos especialmente pra harmonizar com novos e exclusivos sabores da bebida.

Confere aqui um trecho da nossa série sobre Cerveja Artesanal. Nosso convidado, Rodrigo Almeida, fundador da Cerveja Seresta, fala mais sobre o que difere nas cervejas artesanais.